01
fev

DICAS PARA CONSERVAR: Móveis com Madeira MDF ou Aglomerados

 

Moveis que são fabricados com MDF (Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade), um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas, mas de excelente qualidade e durabilidade.

O aglomerado é composto por partículas de madeira, com a adição de cola, mais processo de prensa, originando assim as chapas de aglomerado. Por ser um material com uma densidade não muito boa seu preço é menor do que os outros painéis.

Esses móveis eles vem sem qualquer incidência de cupins, fungos ou pragas em geral. Os cuidados são:

 

#1 – Limpeza

Limpe com sempre seu móveis, a poeira, com o tempo, deixa a superfície fosca e sem brilho, podendo acumular nos encaixes, uniões ou qualquer outro espaço, deixando um aspecto escuro, desagradável e de difícil remoção. Com um pano limpo e macio ligeiramente umedeça com água morna (apenas o bastante para fazer aderir a poeira), passe e seque logo em seguida.

 

#2 – Manchas Resistentes

Para manchas mais resistentes, use o pano limpo umedecido com sabão neutro (não alcalino) e água, ou álcool e água (ambos em partes iguais). Seque completamente com um pano macio.

 

#3 – Lustrar

Lustre levemente seguindo a textura do móvel. Recomenda-se a utilização de lustra-móveis somente à base de silicone incolor, pois, além de limpar, fornece uma camada protetora.

 

#4 – Não Utilize

– Pano encharcado, o acúmulo de água causa danos ao móvel;

– Pano de louça, pode conter resíduos;

– Pano seco, além de não limpar, com o tempo desgasta o móvel;

– Lustra-móveis colorido ou cera, podem deixar resíduos, causando manchas;

– Detergentes (não neutros), limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou a base de amônia e saponáceo, pois são produtos químicos que com certeza acabam com o acabamento do seu móvel;

– Esponjas duras, ásperas e palhas de aço, pois podem riscar e danificar os móveis;

– Contato direto com vinagre, sal e limão (substâncias alcalinas em geral), pois também podem, com o tempo, causar danos;

– Contato com materiais pontiagudos, para não riscar o móvel.

 

#5 – Não Arranhe

Não arraste objetos sobre o móvel porque vai arranhar, ô se vai.

 

#6 – Toalhas Molhadas

Não pendure suas toalhas molhadas, pois com o tempo vai acabar detonando seu tão amado móvel.