01
fev

Aprenda a proteger móveis de madeira que ficam expostos

Quem tem móveis e objetos de madeira em áreas externas da casa sabe o quanto eles dão charme e sofisticação aos ambientes. Por outro lado, o desafio de conservá-los sempre bonitos, limpos e intactos é ainda maior, já que a ação do sol e da chuva, dentre outros fatores, podem comprometer a beleza desses produtos.

De acordo com designer de interiores Cristina Barbara todos os tipos de madeiras utilizadas em artigos de decoração externa correm o risco de sofrer algum desgaste ao longo do tempo, mas alguns costumam ter mais vida útil, como as dormentes. A paisagista Ivani Kubbo também cita a teca, a canela e a peroba como exemplos de boa resistência.

Para evitar ou amenizar os prejuízos com a mobília, a dica de Cristiana é cobri-la com capas em dias chuvosos, mas essa prática pode criar uma rotina cansativa para o morador, na visão da designer. Portanto, a saída é usar materiais adequados para aplicar nos móveis e realizar a manutenção necessária. Outra alternativa apontada por ela, agora para dias mais ensolarados, é usar ombrelone (uma espécie de guarda-sol para varandas e jardins), que além de proteger as peças pode criar uma área de sombra para o lazer da família.

Produtos recomendados – Baseada em sua experiência, Ivani conta que usa cera de carnaúba neutra nos madeiramentos externos cobertos e polistein transparente (impregnante que penetra nos poros da madeira) nos que ficam expostos. “Aplico a cada seis meses e a proteção é ótima”, conta a paisagista, que também utiliza cera de silicone incolor, lustra móveis e até mesmo óleo de peroba (com cautela, pois pode gerar manchas em roupas) nas manutenções semestrais.

Julio Schilling, gerente de laboratórios da Montana Química, menciona o stain, lasur e o verniz como grandes aliados da madeira. Segundo o especialista, o stain possui ação fungicida, e cria uma defesa contra a ação da umidade e do sol. Porém, na hora da compra, alerta que toda atenção deve ser dada ao rótulo do produto. “Um autêntico stain preservativo deve, obrigatoriamente, apresentar o número de registro do IBAMA em sua embalagem”, orienta o gerente.

Conforme a explicação do especialista, o lasur é um acabamento para madeira de base água, com baixa formação de filme e proteção bactericida. A substância também oferece proteção contra raios ultravioletas, além de hidrorrepelência.

Já o verniz cria uma espécie de película que recobre a superfície da madeira, que resulta em um acabamento liso, encobrindo as “imperfeições” naturais do móvel. O produto, reforçado pelo emprego de filtros solares, proporciona resistência à radiação do sol.

 

Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/aprenda-a-proteger-moveis-de-madeira-que-ficam-expostos/